Buscar
  • @nutrinaalemanha

Qual é o melhor açúcar?

Essa é uma pergunta pergunta que escuto frequentemente. Seria o de coco? O mascavo? O demerara? Mel conta como açúcar? Na Alemanha temos outros tipos como o da beterraba, seria esse o mais saudável?


Antes de qualquer coisa devo relembrar que o consumo EXCESSIVO de açúcar, seja ele qual for, pode trazer danos a saúde como obesidade e suas complicações, diabetes e outras doenças crônicas, cáries, problemas de pele e envelhecimento precoce, problemas ariticulares, depressão e ansiedade...Tenha sempre essa informação em mente!


Mas afinal, qual é o açúcar mais saudável? A resposta que sempre dou não é aquela que você quer ouvir, mas é necessária: o açúcar mais saudável é aquele que você consome em menor quantidade.


Por que? Pois o efeito de qualquer açúcar no sangue será o mesmo ou muito semelhante.


"Ai nutri, mas eu ouvi dizer que o açúcar de coco e o mascavo são super saudáveis e ricos em vitaminas e minerais". Eles são menos processados e contém alguns nutrientes sim, mas se você pretende utilizar açúcar como FONTE de micronutrientes, sinto muiot informar, mas você está fazendo errado!


Agora que você já sabe tudo isso, a lógica para uma escolha mais interessane será a mesma que vale para outros alimentos: prefira os menos processados como o mel, o melado, o açúcar mascavo (Vollrohzucker), o açúcar demerara (Rohzucker), o açúcar de coco (Kokosblütenzucker).


Opções ainda mais interessantes são frutas desidratadas como tâmaras, ameixa, uva passa, entra outras e também as frutas frescas como banana bem madura, manga... Como tudo nessa vida, não devemos abusar.


Então repita comigo: açúcar é açúcar, no Brasil e na Alemanha, e seu excesso é prejudicial! Consuma com muita moderação ou seja, esporadicamente e em pequenas quantidades. Prefira os menos processados.




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo