Buscar
  • @nutrinaalemanha

5 Dicas de organização para melhorar a sua alimentação

Atualizado: 14 de Mai de 2020

Organizaçao e planejamento tem tudo a ver com uma alimentação saudável. Estar preparado é essencial para alcançar os seus objetivos e se rganzar direitinho você ainda poupa tempo e dinheiro!

Essas dicas vão te ajudar a se organizar melhor:


1) Planeje as refeições com antecedência


Separe 20 minutos do seu tempo para montar um cardápio semanal ou para os próximos três dias. Algumas perguntas podem te ajudar nessa atividade:

Quais as refeições serão feitas em casa?

Quais os alimentos que você costuma preparar?

Tem algo que você deseja parar de consumuir ou reduzir o consumo?

Tem algo que você quer consumir mais?

Tem alguma receita que você salvou e nunca fez?


Escreva o seu cardápio! Quando você tiver uma base de refeições vai ficar muito mais fácil. Utilize um aplicativo no celular para anotar novas ideias que vão surgir.


2) Confira o que você tem em casa antes de ir às compras


Veja a sua despensa, a geladeira e o congelador. Assim você estará ciente dos alimentos que ainda tem e dos que precisam ser consumidos logo e evitará desperdício. Mantenha a despensa e a geladeira sempre organizados de modo que você consiga visulizar os alimentos para facilitar!


3) Faça uma lista de compras


Agora que você já sabe o que quer cozinhar e o que tem em casa, escreva o que ainda precisa comprar.


Faça uma lista fixa no se bloco de notas. Você pode anotar nessa lista uma grande variedade de produtos, de acordo com o que você costuma comprar e depois marcar os que realmente precisa adquirir na próxima ida ao supermercado ou feira.


É interessante anotar a ordem dos produtos de acordo com a ordem em que eles estão no lugar que você costuma frequentar. Por exemplo, se a seção de hortifruti é a primeira no seu local de compras organize as frutas, verduras e legumes de acordo com a disposição deles no local. Isso pode te poupar um bom tempo na hora das compras!


Programe suas idas ao supermemercado. Você pode ir a cada 3 dias, por exemplo, para comprar alimentos frescos e com durabilidade menor como frutas, legumes, carnes e a cada 15 dias pra comprar comorar ítens com maior durabilidade como iogurtes, arroz, massa, castanhas, produtos de limpeza.


Outra dica é: Não vá ao supermercado com fome! Parece bobagem, mas ir ao supermercado sem fome ajudará você a comprar somente o que definiu como essencial.


4) Higienize e armazene tudo adequadamente


Faça isso assim que chegar em casa. Se quer consumir mais frutas e legumes, tenha-os prontos à disposição! Assim você não deixa a preguiça te pegar e evita que os alimentos estraguem.


5) Cozinhe uma vez, coma duas!


Isso mesmo, já que você está indo para as panelas aproveite e prepare porções maiores para mais dias. Congelar é uma ótima opção! Assim quando você estiver com fome mas sem vontade de preparar algo, terá uma comidinha deliciosa te esperando!


Se você não mora sozinho, compartilhe as responsabilidades com os demais moradores da casa. Assim ninguém se sobrecarrega. Cozinhar e comer com companhia também pode ser muito mais prazeroso =)


#Praticidade #Saúde #Alimentação #Dicas #Organização #Cozinha #Comidadeverdade #Nutrição

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

Whatsapp: +49 177 2726 582

  • Instagram
  • Facebook

Copyright © 2020 por Nutri na Alemanha